REALIZE SUA PESQUISA AQUI!!!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Atividades sobre o Folclore (22-08)

Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que são transmitidas através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo. É comemorado no dia 22 de agosto.
No Laboratório de Informática, os alunos do Ciclo I realizaram atividades sobre o tema.
No site www.atividadeseducativas.com.br em Atividades sobre Fábulas e Lendas, os alunos resolveram um Caça-Palavras sobre alguns Personagens do Folclore Brasileiro, responderam algumas Perguntas sobre o assunto e assistiram algumas Lendas, como por exemplo a Lenda do Boitatá, a do Boto Cor-de-Rosa, a do Saci Pererê e a da Mula-Sem-Cabeça.
Após esse prévio estudo sobre Folclore, os estudantes foram estimulados a escrever no Word sobre seu personagem favorito e a buscar imagens no Google para ilustrar o seu trabalho.
Para finalizar o tema, os trabalhos foram mostrados para a classe no Projetor Multimídia.

CONHEÇA ALGUNS PERSONAGENS DO FOLCLORE:


LOBISOMEM
Quando nascem seis filhas e o último é homem, ele vira lobisomem em noites de lua cheia e começa a assustar as pessoas por aí.
 Ele é feroz, nervoso, assustador, peludo e dentuço feito lobo. 
 Cuidado, ele pode te atacar se tiver chance!
Fernanda e Julia – 2ª B


MULA-SEM-CABEÇA
ERA UMA MULHER QUE SE  APAIXONOU POR UM PADRE E COMO PECOU VIROU  UMA MULA  SEM CABEÇA.
Geovana – 2ª A
 Ela
 pega   fogo  pela     cabeça   e se   você  fechar   os  olhos   e  esconder   as   unhas  ela  não  aparece  e  se   você  não   fazer  isso   ela   aparece. Tire a coleira e  ela vira mulher de novo.
3ª C



 CURUPIRA
É o protetor das matas e quando aparece um caçador o curupira não perdoa porque ele costuma matar mais do que o necessário.
3ª A
Ele  Protege as florestas e Se Um Caçador tenta pegar o curupira Vai Seguir as pegadas Ao Contrário E Vai Se Peder.
2C – Victor e Danilo
SACI
É  um  moleque que tem só uma perna e esse moleque  fica andando pela floresta  com a sua amiga Emilia. Ele apronta muito e usa carapuça vermelha.
3ª B

Nenhum comentário:

Postar um comentário