REALIZE SUA PESQUISA AQUI!!!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Vale a Pena Visitar esses Sites!

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

     A Tetra Park aposta em um portal para educação ambiental destinado a alunos e professores, a fim de conscientizar a população sobre o lixo urbano. No portal há uma área para professores com dicas de como abordar o assunto em aula. Também há área para alunos (com conteúdo didático sobre o tema), jogos educativos, vídeos e fotos.




VÍTIMAS DO BULLYING

     O portal português traz informações e dicas para parentes e vítimas do bullying. Há uma área de fórum para discussão do assunto. A seção “Pais e Professores” do portal contém instruções para que os adultos possam ajudar as crianças a enfrentar o problema.




LIVROS ACADÊMICOS

     A Editora Unesp disponibilizou 44 livros acadêmicos em formato digital para download gratuito em diversas áreas, como ciências sociais, linguística e artes. O próximo passo serão as digitalizações de mais 58 títulos novos.




CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA

     Esse é o site oficial da Equipe de Conservação da Amazônia, cujo objetivo é proteger a biodiversidade e a cultura amazônicas. A página mostra os principais programas implantados pela organização, juntamente com galerias de imagens e vídeos das atividades realizadas.




O MUNDO EM ESTATÍSTICA

    O site em inglês reúne dados estatísticos, como população, infraestrutura e economia de vários países do globo. Para o Brasil, o projeto utiliza dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).




ROTA DA RECICLAGEM

    A empresa Tetra Park lançou um buscador na Internet de pontos de coleta seletiva e reciclagem de embalagens nas principais cidades brasileiras. O site mostra no Google Maps localização, contato das cooperativas e pontos de entregas de materiais recicláveis.




SEJA UM AVATAR

     O site, uma parceria entre a Fox e o McDonald´s, permite que qualquer pessoa possa se transformar nos Na´vi, espécie habitante de Pandora, do filme Avatar, de James Cameron. Ao inserir uma foto de rosto, o usuário pode se ver em um avatar. A imagem pode ser exportada para sites de rede social ou baixada no computador.




AO VIVO

     O site poderia até ser um segundo YouTube, exceto pelo fato de que os vídeos são ao vivo e de que é possível mostrar o que você está fazendo no momento. Um sistema parecido é usado por emissoras de televisão, ao transmitir jogos de futebol em seu site. Com ele, pode-se realizar essa transmissão de imagens por meio de laptops e celulares.




INFOGRÁFICO PESSOAL

     A empresa Ionz montou um site interativo para que o usuário possa fazer um infográfico sobre seus costumes e compará-lo com os hábitos de outros visitantes. Depois de feito é possível mudar cor e posição da imagem para salvá-la no computador como papel de parede.




MADE IN FOREST

     A rede digital idealizada por Fábio Biolcati e Martin Mauro reúne diversas instituições ligadas à ecologia, como organizações não governamentais, empresas, universidades e ecoturismo. No site é possível encontrar projetos e artigos sobre o meio ambiente. Não deixe de visitar as áreas Eco Educação, Eco Produtos, Eco Serviços, Eco Turismo e Reciclagem.




MAPAS DO BIOMA

     No site, é possível visualizar um mapa da biodiversidade amazônica em que mais de 100 espécies nativas estão catalogadas. A página é parte do projeto Biomapas da Petrobras e disponibiliza texto, vídeo e imagem sobre a floresta.




HISTÓRIA PARA CRIANÇA

     O Storybird é uma rede social de autores de histórias infantis. Fazendo parte dessa comunidade, o usuário pode ler, comentar e publicar seus livros digitais. Por enquanto, a maioria das histórias é em inglês, mas elas podem ser bons materiais para escolas.




MEMÓRIA DA IMPRENSA

     Site sobre a Memória da Imprensa Brasileira que disponibiliza alguns dos periódicos mais importantes do século 19 e 20 na Internet. Por enquanto, o site reúne 14 títulos de jornais e revistas, mas o objetivo é ampliar esse acervo cada vez mais.




LÍNGUA NÃO É MAIS BARREIRA

     O fórum (site de discussão) com tradução simultânea World Jumper permite que cidadãos do mundo conversem sem que o idioma seja obstáculo. Ainda experimental, trabalha com vários idiomas, entre eles, português, inglês e espanhol.




HISTÓRIA GRATUITA

     O portal gratuito Zappiens é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil e tem como objetivo facilitar o acesso dos usuários a vídeos exclusivos de conteúdo científico, educativo, artístico e cultural da língua portuguesa. Um dos destaques do acervo é o Cinejornal, com programas que eram apresentados antes dos filmes nos cinemas entre 1930 e 1970.




BUSCAS ECOLÓGICAS

     O projeto Eco4planet é um site que usa o mecanismo do Google de buscas, mas que gasta 20% a menos de energia do que uma página normal. O segredo está em sua apresentação com fundo preto. Recentemente, o site também lançou uma campanha de plantio de árvore. A cada 50 mil acessos, uma árvore será plantada.




UM MINUTO PELO CLIMA

     O site da campanha do cineasta Jorge Bodansky dá espaço para que internautas insiram vídeos que expressem sua preocupação em relação às mudanças climáticas. O ponto principal é estimular as pessoas a tomar atitudes que possam ajudar o país a enfrentar o aquecimento.




1 BILHÃO COM FOME

     O portal da campanha contra a fome no mundo conta com a assinatura e a adesão dos usuários. Em sua página principal, há um vídeo sobre esse problema e uma advertência: enquanto você assiste à gravação, duas crianças morreram de fome.




BANCO CULTURAL

     Interativo, esse site permite que o usuário, que deve se cadastrar no sistema, compartilhe informações sobre cultura, como artes plásticas, audiovisuais e teatrais. O espaço tem como objetivo fomentar a confecção artística e ter a Internet como aliada nesse processo criativo.




DOCUMENTOS DE TEXTO NA INTERNET

     Um bom meio de não ficar tão dependente de programas que criem e editem documentos no formato “doc”, o Zoho é uma opção. O usuário faz uma conta com login e senha e pode importar e exportar arquivos, bem como criá-los no próprio site. Possui até ferramentas para donos de blogs publicarem os seus documentos.




CULTURA BRASILEIRA

     O portal sobre cultura brasileira traz informações sobre agenda, cultura, culinária, artes plásticas e antropologia, entre outros tópicos.




A LUA AGORA

     No site, pode-se ver a posição da Lua na hora do acesso. Também é possível conhecer a posição lunar em relação ao Sol e às estrelas em diversos tempos. Há calendário de fases lunares previstas para os próximos anos, bem como as horas exatas dos trânsitos da Lua.




CURTAS NA ESCOLA

     O site é uma espécie de rede nacional colaborativa para o uso de curtas metragens brasileiros em salas de aula.
     Pedagogos especializados contribuem com sugestões sobre como utilizar cada filme do site na abordagem de variadas disciplinas e temas transversais, em todos os níveis de ensino.




ATIVIDADES EDUCATIVAS

     O site possui atividades educativas de temas diversos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário